terça-feira, 5 de março de 2013

Tampão e a Síndrome do Choque Tóxico

Boa Noite meninas hoje vamos falar sobre um assunto sério.
Quantas de vocês já usaram tampões?
Bem, eu nunca usei e não vou mentir que no meu ciclo passado eu comprei uma caixinha que vinha com aplicador, mais meninas tentei colocar mais fiquei com muito medo.
E fiquei pensando:
- E se eu me sujar?
- e se a cordinha cair?
- e se na hora de eu fazer xixi ele sair em fim mil e uma perguntas.

Mais o que me deixou com muito medo foi  as informações que continha no folheto que veio dentro da caixinha.
Vocês sabiam sobre a ''Síndrome do choque tóxico''?
Se não muito menos eu....
Mais quando eu li fique com muito medo.
SÍNDROME DO CHOQUE TÓXICO

(SCT) doença tóxica grave causada por infecção por cepas de Staphylococcus aureus, observada com maior frequência em mulheres menstruadas que fazem uso de tampões vaginais de alta absorção.
É mais comum em mulheres menstruadas que estejam usando tampões vaginais de alta absorção e ocorre no quinto dia da menstruação. A síndrome também tem sido observada em crianças, bebés e homens. Lesões cutâneas ou infecções causadas por Staphylococcus aureus em qualquer parte do corpo também podem causar SCT. A síndrome é caracterizada pelo aparecimento repentino de sintomas (febre, vómitos, calafrios, exantema (erupção cutânea) e diarreia) e uma queda rápida da pressão sanguínea, resultando em choque, nem todos os sintomas poderão existir em simultâneo.
Em estados mais avançados da doença de pele pode escamar. A incidência anual da doença é de aproximadamente de 2 em 10.000 pessoas. Entre os factores de risco estão: menstruação recente, uso recente de método anticoncepcional de barreira, parto recente, cirurgia recente e infecção prévia por Staphylococcus aureus.


O SCT poderá ocorrer em qualquer altura durante o período ou imediatamente a seguir. Poderá progredir rapidamente de sintomas de gripe a outros de consequências fatais. Se verificares algumas semelhanças com o que foi descrito, deves de imediato retirar o tampão (caso ainda o tenhas) e procurar assistência médica.

Explica ao médico que usavas tampões e que tas preocupada com o SCT. Se no passado apresentaste sintomas do SCT, deves consultar o médico antes de usares tampões. Podes reduzir o risco de SCT menstrual usando um penso higiénico em lugar do tampão, pelo menos uma vez ao dia e usando o tampão com a menor absorção necessária para o teu fluxo.

Podes também eliminar praticamente o risco do SCT menstrual não usando tampões. Devido a estas situações, aconselho a só utilizá-los em caso de necessidade já referida anteriormente, em vez de usá-los de forma frequente e regular para todas as ocasiões.


'' Meninas não quero fazer medo a vocês, mais só queria compartilhar isso com você, talvez muitas de vocês nem sabia dessa síndrome, por isso que indico sempre vocês ler qualquer folheto que contém dentro das caixas de absorventes. Como o texto diz é a cada 2 pessoas em 10.000 então isso quer dizer que não é comum, mais é sempre bom ficar de orelha em pé, e procure sempre um genecologista!  

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB