terça-feira, 5 de março de 2013

A História do Tampão


Todos achamos que o absorvente interno foi inventado muito depois da compressa, mas não é assim. Ao contrário do que possamos pensar, este método é usado faz mais de 2.000 anos.

O primeiro indício de uso de absorventes internos remonta a 3.500 anos atrás, quando eram utilizados com fins diversos. Entre os anos 500 e 400 a.C., o grego Hipócrates já tinha descrito o uso de um tipo de tampão, feito de uma gaze de fios embrulhados a um pedaço de madeira.

Também existem provas de que as mulheres do Egipto, Assíria e Babilónia de classes sociais privilegiadas utilizavam papiro amaciado para sua protecção interna, enquanto as mulheres de classes populares usavam cana aquática amaciada.

No resto do mundo, as mulheres improvisavam tampões conforme o material que tivessem disponível. Em Roma utilizavam lã; no Japão, papel; na Indonésia, fibras vegetais; na África equatorial, rolos de erva. As mulheres da nobreza e ricas do Império Bizantino utilizavam a melhor lã, especialmente penteada e enrolada em tampões pelos gregos da Criméia (o que pode ser considerada como a primeira fábrica de absorventes internos da história).

Já em 1800, os médicos da época utilizavam tampões de algodão para aplicar anticépticos ou estancar hemorragias na vagina.

No início do século XX, quando o uso do absorvente interno era mal visto, as actrizes e bailarinas fabricavam tampões de algodão caseiros. Naquela época existia uma grande desinformação e havia preconceitos morais acerca de tudo aquilo relacionado com a menstruação, especialmente com a protecção interna.

Na Segunda Guerra Mundial as mulheres mudaram de vida radicalmente. Abandonaram os lares e cozinhas para ocupar os postos de trabalho que seus maridos tinham deixado vagos pela guerra. Foi então que o uso do absorvente interno se estendeu e se fez mais popular nas civilizações ocidentais.

A história mostra que a protecção interna na menstruação foi favorecida onde as mulheres levavam vidas activas, enquanto um modo de viver mais relaxado e doméstico significava que a protecção externa era predominante.

Oficialmente, é considerado como inventor do tampão o Dr. Earle Haas; antes disso inventou o diafragma como contraceptivo para a mulher.

No entanto, ele também queria inventar algo melhor para a menstruação da mulher, daquilo que se usava na altura; teve então a ideia através de uma amiga da Califórnia que usava uma esponja dentro da vagina para absorver o fluxo menstrual. Sendo assim ele desenvolveu um tampão de algodão e com aplicador, pois não queria que as mulheres tocassem no algodão.
Depois de mostrar a sua invenção, conseguiu vender a mesma em Outubro de 1933 sendo só comercializados em 1936.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB