quinta-feira, 14 de junho de 2012

Absorvente: como escolher?

Hoje em dia temos os absorventes industrializados, e descartáveis. Tudo bem que não é nada ecológica essa ideia, mas pelo menos é bem mais higiênica. Só que em meio a tanta modernidade ficamos perdidas com as diversidades dos produtos oferecidos pelas empresas. Nessa hora é que vem a dúvida: Qual absorvente é melhor para mim?

Independente de qualquer coisa a melhor forma de saber qual o tipo, tamanho, marca e formato que se adapta melhor ao seu fluxo é testando. Cada mulher tem um fluxo diferente, isto é, cada um menstrua uma quantidade de dias diferentes e com intensidades variadas. Por isso, a melhor forma de escolher o seu absorvente é testando cada mês um modelo e marca diferente. Ainda temos que levar em conta as possíveis alergias. Pois algumas mulheres são alérgicas a determinados componentes como perfume, tecido, etc.

Nas prateleiras dos mercados e famárcias ficamos enlouquecidas com tanta diversidade. Tantas marcas e opções que nos deixam zonzas só de pensar em qual escolher. Tem finos, grossos, diurnos, noturnos, leves, pesados e até os internos. Ainda existem os diferenciados para meninas moças, isto é, meninas que ainda não tem uma vida sexualmente ativa. Então não tem como não enlouquecer na hora de escolher.

Como cada mulher é diferente, o bom é observar como é seu fluxo. Você pode usar até três tipos de modelos diferentes em cada período menstrual. Para realizar uma compra perfeita é importante observar o seguinte:

- Quantidade do fluxo sanguíneo diário
- Quantidade de dias de menstruação
- Possíveis alergias
- Situações sociais que possam ocorrer a cada mês (como festa, piscinas, etc)

Todos os absorventes descartáveis hoje em dia são fabricados com tecidos especiais. A maior parte das marcas disponibilizadas no mercado são testadas dermatologicamente, mas isso não quer dizer que não possa te dar uma reação alérgica. Por isso o melhor é sempre testar antes de optar por sua marcar preferida.

A tecnologia de absorção varia de fabricante para fabricante. Existem modelos com géis e líquidos especialmente introduzidos nos absorventes que prometem reter o fluxo o mais longe possível do corpo. Além disso, muitos modelos já são adaptados com abas fixadoras, isto é, um pedaço extra de tecido com fita adesiva que prende o absorvente melhor na calcinha. E no caso dos internos, aplicadores que facilitam sua colocação.

Vamos conhecer um pouco sobre alguns dos principais absorventes disponíveis no mercado hoje:

- Protetores diários
São absorventes para o uso diário feminino. Ele não é próprio para retenção do fluxo menstrual. Sua principal função é reter líquidos vaginais natural excretados pelo corpo no dia-a-dia, bem como manter sua calcinha limpa e longe de bactérias e corrimentos, que podem levá-las ao escurecimento durante o uso. Muitos ginecologistas não recomendam o uso desse tipo de produto. Falam que a melhor opção é manter uma higiene diária, de preferência utilizando sabonetes próprios para a região íntima feminina que ajudem a regular o pH natural, assim evitando corrimento e odores indesejáveis.

- Absorventes descartáveis tradicionais (sem abas)
Podem ter cobertura suave (tecido mais delicado) ou plastificada. A segunda opção pode gerar uma reação alérgica, portanto tenha cuidado em optar por essa escolha. Eles variam de tamanho, formato e espessura de acordo com cada fabricante. Procure trocar mensalmente de modelo até chegar a um que se adapte melhor ao seu período.

- Absorventes noturnos
Esse em particular é usado geralmente no período da noite, quando o corpo em repouso na posição horizontal acaba gerando um fluxo em quantidade maior por conta da gravidade. Mas isso não quer dizer que não possa ser usado no dia-a-dia. Eu confesso, que esse modelo é o usado por mim. Digo isso porque mulheres que tem fluxo intenso preferem esse modelo, como eu. Por ele ter seu modelo alongando em ambas as pontas e possui mais gel absorvente, protege por mais tempo até a próxima troca. Evitando assim os vazamentos indesejáveis.

- Absorventes tradicionais e noturnos com abas
Os modelos com abas são uma opção para mulheres geralmente muito ativas. Quando você pratica algum esporte ou trabalha muito tempo em pé realizando muitos movimentos, essa opção é a melhor para você. Como as abas prendem melhor o absorvente na calcinha, proporciona movimentos mais livres sem a preocupação de que irão ocorrer vazamentos.

- Absorventes Internos (O.B ou Tampax)
Esse tipo de absorvente ainda é o vilão de muitas mulheres. Mas a maioria delas reclamam erroneamente. Ele é utilizado internamente, ou seja, deve ser introduzido dentro do canal vaginal. Como muitas não conseguem colocar de forma correta, ele acaba incomodando na hora de sentar ou andar, e por esse motiva abandonam seu uso. Os modelos da Tampax possuem um diferencial: aplicadores. Esses aplicadores ajudam a colocar o absorvente no local exato onde deve estar. Já o velho conhecido OB, precisa ser introduzido com o auxilio dos dedos, o que acaba gerando a utilização incorreta do produto. Esses modelos também possuem tamanhos diversos. O Tampax, por exemplo, possui modelo desenvolvido especialmente para meninas, o Tampax Teen. Muitas mulheres optam por começar utilizando ele, por ter um tamanho menor. Mas o absorvente interno deve ser escolhido de acordo com a quantidade do seu fluxo. Com esse tipo de absorvente você pode praticar exercícios físicos, ir a praia, piscina, etc. Se alguma dúvida surgir na hora de utilização procure seu ginecologista e o mesmo irá indicá-lo a melhor marca e modelo para seu caso.

Nota importante:

Alguns absorventes possuem perfume, por isso seu uso deve ser moderador. Se você tem alergia a algum produto especifico, leia a embalagem antes de comprar. Outros têm aplicação de tratamento antiodor para evitar proliferação de bactérias e diminuir o cheiro característico daqueles dias, mas antes de usar esses verifique se você não tem alergia aos seus componentes.

Os tecidos que são usados para a cobertura de cada absorvente variam de fabricante para fabricante, por isso é necessário descobrir aquele que te deixa mais confortável. Lembre-se também que trocar o absorvente tradicional a pelo menos cada quatro (4) horas e o interno pelo menos a cada duas (2). O absorvente interno não deve ser usado para dormir e dependendo da sua quantidade de fluxo, alterne-o com um absorvente tradicional para evitar irritação local.

Lembre-se de ir ao seu ginecologista pelo menos a cada seis (6) meses para fazer um check-up e bateria de exames de rotina. A prevenção ainda é o melhor remédio para doenças como o câncer de colo do útero, de mama e outros mais. Higiene íntima é fundamental. Utilize sabonetes líquidos íntimos, lenços umidecidos para limpeza local quando estiver fora de casa, e em casa a cada ida ao banheiro utilize o velho bidê ou então os chuveirinhos higiênicos instalados na maioria das casas de hoje. Na falta dessas opções, um bom banho não faz mal a ninguém!

Fonte: http://www.femininaplural.com/2009/10/absorvente-como-escolher.html

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB