quinta-feira, 14 de junho de 2012

Absorvente como ele surgiu?

Eu e todas as meninas e mulheres que estão no período fértil menstruam e todas nós usamos as queridas e odiadas absorventes ou modes como nossas mães a avós costumam chamar.
Mais vocês já pararam para pensar de onde vem esse pequeno produto que em alguns dias do mês ele é o acessório mais importante das nossas vidas?
Hoje vamos saber de onde ele vêm e quem foi o inventor.

Andei pesquisando de site em site até achar no site ''mundo estranho'' lá diz que não se sabe a epóca que surgiu o absorvente, nem a data e nem o possível inventor, entretanto há mais de 2,500 anos as mulheres já usavam alguma coisa para conter o fluxo de sangue. O primeiro registro que fala de absorvente aparece no manuscrito do grego Hipócrates que viveu entre 460 e 370 a.C. e é considerado o pai da medicina. Em uma de suas obras, ele menciona uma proteção menstrual que era usada dentro da vagina - não dá para conhecer maiores detalhes porque há poucas descrições sobre o objeto.

'' Será que era uma especie de um O.B?''

Até o início do século 20, o absorvente mais usado eram as "toalhinhas", nome popular das faixas de tecido dobradas em três partes, depois lavadas e reutilizadas. "Elas não eram tão práticas como os produtos de hoje, mas cumpriam bem sua função, desde que fossem utilizadas bem sequinhas, evitando a umidade que traz inflamações e fungos", afirma o ginecologista Mauro Abi Aidar, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Os estudos para a criação de absorventes descartáveis começaram na Alemanha, ainda no fim do século 19. O primeiro desses produtos, uma espécie de bandagem que as mulheres colocavam sobre a calcinha, apareceu nas lojas em 1890. Outros avanços significativos aconteceram na década de 1930. Nessa época, chegou ao Brasil o Modess, o primeiro absorvente descartável vendido no país. Em 1933, nos Estados Unidos, surgiu o primeiro registro de patente de um absorvente interno - por aqui, a novidade só chegaria quatro décadas depois, com o O.B.

Absorventes da Alemanha
Absorvente Ecologico imitando os absorventes Alemães


Propaganda de Absorventes


Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-inventou-o-absorvente-higienico

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB