quarta-feira, 14 de setembro de 2011

História do Salto Alto

Olá Galera, olhando bem  o Blog realmente fala mais sobre o mundo feminino, mais vou confessar, é que a moda e os acessórios femininos é muito abrangente, as mulheres usam o dobro de acessórios que os homens. Mais prometo assim que der drago assuntos sobre os homens.
Mais uma coisa é certa quanto mais vocês saberem a história do mundo feminino, melhor vão entender suas mulheres, principalmente na hora em que vocês forem ao shopping juntos.

Mais se prepara aperte o cinto, pois a nave da curiosidade estar decolando, o nosso destino de hoje é:

A ORIGEM DOS SAPATOS DE SALTO ALTO.

Ei você, você mesmo rapaz, você nunca ficou curioso sobre a origem dos saltos altos?
Vai dizer que não fica louco quando a sua namorada ou esposa estar com aquele sapato de salto alto, deixando a perna mais longa?
Nós mulheres adoramos uma Sandália de salto, nos sentimos mais viva e mais poderosas.
Mais estar errado quem  acha que os Saltos Altos é mais uma invenção do Século XX.
Mais errado ainda quem, acha que só nos as mulheres do Século XI se achamos sexys quando usamos um Salto alto.
As mulheres do Passado também, e Bote passado nisso, Porque esses saltos é mais antigo, Que o Próprio Egipto.

Para a nossa surpresa, a origem dos salto alto, se perde na História, para nossa surpresa maior os primeiros modelos de salto alto foram encontrados, adivinha onde?
Foram encontrados em uma Tumba do Antigo do ano  1000 a.c. E esses Saltos provavelmente Caracterizavam a alta posição social de quem as utilizava.
( E até que fim uma coisa que a Cléopatra não usava, eu já estava achando mesmo que o Egipto tinha feito contacto com ET'S, rssrsrsrrs)
O gosto pelo os Saltos também conquistou a Antiga Grécia, Ésquilo o primeiro grande autor trágico da história grega, fazia seus actores usar saltos de plantaformas, de diferentes alturas, pois era dessa maneira que era representada as diferenças de classe social dos personagens.
A mesma ideia existiu no oriente,  o Imperador do Japão Hirahito foi coroado em 1926, calçando sapatos com plantadorma de 30 cm de altura.
A História revela que os Salto alto também estão associados á Sexualidade, As cortesãs Japonesas usavam tamancos com altura entre 15 e 30 cm, Já as concubinas Chinesas e as Odalisca turcas eram obrigadas sandálias altas, provavelmente para dificultar a fuga dos Haréns.
Na Roma antiga, as prostitutas eram identificadas pelos saltos altos que usavam.

Na época moderno, a moda europeia dos saltos altos teve ínicio com os ''Chopines'' italianos, Sandália com plantaforma de uma altura variando entre 15 e 42 cm (alto em?) O engraçado que as mulheres que usavam essas plantaformas tinha que usar bengala ou bastões para poder se equilibrar. Em 1430 os Chapines foram proibida em Veneza, mais essa lei foi em vão, quem pode parar a moda? Só Deus!
 A História atribuiu a invenção dos saltos altos a Catarina de Médici no Século XVI. Pois Catarina era baixa, e ela utilizou um sapato de salto alto no dia do seu casamento com Henrique II da França.
Ao chegar em Paris Catarina  trazia em sua bagagem uma serie de sapato de salto alto, para seduzir ou atrair os Homens ao casamento.
No Século XIX, os saltos altos foram introduzidos nos Estados Unidos importados directamente pelo os Bordéis de Paris. O Sucesso dos saltos altos na Capital Francesa era tão grande que os clientes só procuravam as prostitutas que estivessem usando os saltos.

Mais a História do Salto mudou com a Primeira Guerra mundial, com o desenvolvimento da economia os calçados de tira entraram em cena. Pontudo e com salto alto, modelo Louis, Havia uma verdadeira mundo de cores e modelos, os saltos agora eram utilizados até para dançar.

Nos 50 os Saltos, era o Sinonimo de ''Sex Appel'' enquanto isso os médicos responsabilizavam os sapatos de saltos por todo o tipo de doença, e até atribuíram o crescimento da deliquencia juvenil ao saltos.

Nos anos 70 as plantaformas retornaram

Nos anos 80, mulheres executivas passaram adotar os Saltos como um complemento dos seus vestuários para passar uma imagem de eficiência e de autoridade.

(Fonte de Pesquisa: http://www.salto15.com.br/)

Minhas Palavras

Os saltos hoje, não é tão diferentes dos saltos do passado, claro que hoje com a tecnologia, eles são mais confortáveis, mais o simbolismo é o mesmo.
Quando você vai há uma loja, escolher um Salto Alto, você estar indo atrás de Glamour,sensualidade e beleza.
Além que os Saltos nunca foi apenas mais um acessório Feminino, e ficou no passado que os Sapatos de saltos era um símbolo  para determinar uma classe social.
Hoje todas as classes sociais usam, com a mesma definição:
 ''Expressar a feminilidade a beleza de ser mulher''

(Wanderléa Diógenes)

1 comentários:

Unknown disse...

Adorei Seu Blog.
Muito Bom Mesmo!
Seguindo...
Bjokas
#assimsoufelizzz

sábado, setembro 27, 2014 9:52:00 AM

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB