sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Divas da Música '' Celine Dion''

Nascida a 30 de Março de 1968 em Charlemagne, uma pequena cidade perto de Montreal, Canadá, Céline Dion tal como os seus 13 irmãos sempre mostrou talento para a música, em especial o canto.
 Os seus pais eram proprietários de um clube modesto e foi aí que começou a cantar a partir dos 5 anos. Contudo, Céline foi proibida pela mãe de cantar no bar da família pois esta não o considerava um local digno para o talento da filha.
 Aos 12 anos, Céline é apresentada pelos pais a René Angelil, um empresário que se apercebe do enorme talento da jovem e se dispõe a fazer dela uma estrela.
René hipoteca a sua própria casa e com o dinheiro paga a gravação do primeiro CD da jovem canadiana que iria despertar o seu país natal.
Em 1988, depois de já ter conquistado o Canadá e a França, Céline concorre ao Eurofestival da Canção, que se realizou nesse ano na Irlanda, onde representando a Suíça, se sagra vencedora.
Nesse mesmo ano, influenciada pelo enorme êxito de Michael Jackson, Céline Dion decide partir à descoberta da terra das oportunidades, os Estados Unidos.
Em 1990, é lançado o seu primeiro CD em inglês, "Unison", que atinge o top 10 americano com o hit single: Where does my heart beat now.
Dois anos mais tarde é convidada a participar no filme da Disney: "A Bela e o Monstro", ganhando o seu primeiro Oscar e Grammy para a melhor música original (Beauty and the Beast).
Com esta participação e em especial com a conquista destes prémios, Céline dá inicio a uma carreira de sucessos tanto em inglês como em francês.
Em 1993, depois da morte da sua sobrinha Karine com 16 anos, Céline começa as suas campanhas humanitárias a favor da Canadian Cystic Fibrosis Foundation.
 "The Color of my Love", o seu terceiro álbum em inglês, é lançado em Novembro de 1993. "Think Twice", faixa retirada desse CD, atinge o primeiro lugar do top Britânico, permanecendo lá durante cinco semanas consecutivas, algo que não acontecia desde 1965 com os Beatles. Este álbum permaneceu no primeiro lugar durante sete semanas, ultrapassando um milhão de vendas em Inglaterra.
A 17 de Dezembro de 1994, Céline Dion (26 anos) casa-se com René Angélil (52), seu empresário que tanto a ajudara na sua carreira.
Com "D'eux", um álbum totalmente em francês, editado em Março de 1995, Céline Dion consegue o que ninguém imaginava - Pela primeira vez um álbum em francês atinge o primeiro lugar do top Britânico.
Mas foi em 1996, que Céline chamou para si a atenção do mundo. 
De facto, para além de ter sido a eleita para cantar a música de abertura dos Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996 ("The Power of a Dream"), foi também editado nesse ano o CD "Falling Into You", que graças a canções como "Because You Loved Me", tema do filme "Up Close and Personal", com Robert Redford e Michelle Pfeiffer, "All By My Self", "It's All Coming Back To Me Now", "If That What It Takes", recebe dois Grammies, um dos quais para Melhor Álbum do Ano, e entra para a história como um dos CDs mais vendidos da década tendo vendido mais de 26 milhões de cópias.
 Em 1997, Céline Dion que se preparava para interromper a sua carreira a fim de ter filhos, é convidada por James Horner para interpretar a música principal da banda sonora de um filme que estava a ser rodado por James Cameron, "TITANIC". Céline aceitou a proposta e adiou a tão merecida pausa.
Tendo ou não noção do enorme sucesso que iria ter, Céline Dion deu voz a "My Heart Will Go On". 
Em Novembro de 1997, no mesmo dia em que é editado o CD com a banda sonora de "TITANIC",  "Let´s Talk About Love" chega às bancas. Este Álbum vem juntar-se a "Falling Into You" na tabela dos CDs mais vendidos da década, com cerca de 27 milhões de unidades vendidas.
1998 foi o ano de ouro de Céline pois para além de ter batido recordes de vendas, uma vez que com a banda sonora de TITANIC e com Let´s Talk About Love, vendeu mais de 55 milhões de CDs num só ano, facto nunca antes realizado, recebe também o Oscar para melhor música original ("My heart will go on") e ascende à categoria de DIVA.
Em 1999, recebe mais dois Grammies em consequência do sucesso de "My heart will go on" e de  "Let´s talk about love".
Nesse mesmo ano, René, 57 anos, adoece! Depois de 5 meses de sofrimento, a doença dá sinais de abrandamento. Céline, apercebendo-se da volatilidade da vida, cancela os seus concertos e marca para o princípio do ano 2000, o início de um período de pausa na sua carreira. No final de 1999, René vê-se então curado da doença que lhe ia custando a vida.
A 31 de Dezembro de 1999, Céline Dion dá o seu último concerto antes do período de pausa que decidira impôr na sua carreira. Céline que havia sido convidada para cantar em Nova Iorque e Tóquio, rejeita as propostas e actua em Montreal, sua terra natal, onde num concerto memorável, que contou com a  presença entre outros de Bryan Adams, se despede dos palcos por alguns anos.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB