sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Divas da Música '' Selena''

É uma pena que essa cantora não é da minha época, conheci o trabalho dessa cantora por intermediario de um filme que Jennifer Lopes fez representando Selena e fiquei maravilhada pela a história de sua vida, que era um conto de Fadas mais que pena que a Bruxa Malvada ganhou no final. Tirando a Vida de uma cantora no auge do seu sucesso.
A terceira filha de Abraham e Marcela Quintanilla, Selena nasceu 16 de abril de 1971, no Hospital de Comunidade de Brazosport,Desde cedo, Selena começou a exibir uma personalidade irreprimível que lhe era muito peculiar. Nina McGlashan, professora do primeiro-grau de Selena da Escola O.M. Roberts, se lembra dela como uma criança muito agradável. "Ela tinha uma personalidade desinibida. Ela era ansiosa para agradar e ansiosa para aprender. O tipo de criança que você gostaria de ter em uma classe. Também, eu me lembro que ela tinha um pouco timidez". Diz o Nina Smith.

O assassinato trágico a balas, da cantora Selena Quintanilla gerou uma reação dentro da comunidade latina nos Estados Unidos, que pode ser comparado com as reações à morte de Elvis Presley e John Lennon. Uma cantora muito popular nas comunidades latinas da América do Norte, sua música atravessou as fronteiras culturais para tocar as vidas de jovens e adultos. Uma performer sexy e competente; às vezes aclamada como a Madonna latina, Selena foi considerada um modelo dentro e fora do palco por causa da sua orentação familiar e sua engajada participação nas campanhas antidrogas e programas de conscientização sobre a AIDS.Ela nasceu Selena Quintanilla de pais méxicano-americanos na cidade de Lake Jackson, Texas. Antes de seu nascimento, seu pai Abraham quintanilla tinha sido um membro do grupo de música Tejana, Los Dinos.

Quando Selena começou a atuar aos dez anos de idade, seu pai se tornou seu empresário e Los Dinos tornou-se sua banda de apoio. Em 1983, ela fez sua primeira gravação em 1983, após aparecer no popular programa de rádio do DJ LA Johnnie Canales. Selena era americana de nascimento, e sua primeira lígua era o Inglês. Para entrar no mercado de musica Tejana ela teve que aprender o Espanhol, e como a sua infância foi passada em trânsito, entre um show e outro, ela aprendeu a falar Espanhol foneticamente, primeiro, para poder cantar. Seus primeiros discos foram gravados em espanhol e ela cantava as palavras foneticamente. Após o sucesso de sua música, ela começou a aprender espanhol oficialmente e até ao momento da sua morte, ela era fluente na língua.

Em 1987, ela foi nomeada Cantora do Ano e Artista do Ano no Tejano Music Awards. Dois anos depois, ela assinou com a EMI Latin e em 1990, ela e Los Dinos lançaram seu álbum de estréia. Mais tarde nesse ano ela lançou uma compilação de singles, Personal Best, e ela também lançou Vem Comigo.

No ano de 1991, a faixa-título do seu último disco tornou-se um hit Tejano, fazendo com que ela ganhasse seu primeiro disco de ouro. Selena também lançou mais dois álbuns, incluíndo uma música Cumbia, Baila This Cumbia. Em abril de 1992 Selena fugiu e se casou em segredo com o guitarrista da banda Los Dinos, Chris Perez. Outros membros do grupo incluíam seu irmão, Abraham Quintanilla, III, que tocava baixo e que escreveu muitas das suas canções, e sua irmã Suzette, como baterista.

Ela ganhou seu primeiro Grammy em 1993 por Melhor Performance Feminina de mexicanos-americanos para o seu álbum Selena Live. Nesse mesmo ano, ela lançou um álbum de canções de amor, Quiero, e ela também abriu Selena Etc., uma empresa de confecção. Em 1994, ela e sua banda embarcaram em uma turnê por Nova York, Los Angeles, Argentina e Porto Rico para divulgar seu último disco. Pelo disco Amor Prohibido que foi lançado em 1994, ela ganhou um Grammy e o disco ouro. Em 1995, Selena começou a preparar-se para entrar para o seleto cast da música pop americana. Na primavera de 1995, ela estava trabalhando em seu primeiro álbum em Inglês.

Em 1995, a família de Selena descobriu que Yolanda Saldívar, que na época era presidente e administradora do fã clube de Selena e das lojas da cantora; que a mesma estava roubando dinheiro da família e decidiram manda-la embora. Selena aceitou encontrar com Yolanda no hotel Days Inn na cidadede de Corpus Christi, no Texas no dia 31 de março de 1995 para buscar alguns documentos.

Yolanda, tentando ganhar tempo, disse que tinha sido estuprada em uma viagem ao México. Selena levou Saldívar até um hospital local onde médicos não encontraram evidências de estupro. As duas retornaram ao hotel e Selena exigiu que Yolanda entregasse os documentos imediatamente. Uma discussão se iniciou e Yolanda tirou uma arma da bolsa. A princípio ela apontou a arma para sua própria cabeça e depois para Selena. Selena virou-se para fugir e foi atingida nas costas por um tiro. A cantora ainda conseguiu correr até a recepção do hotel enquanto Yolanda corria atrás de Selena gritando: "Bitch" (Cadela). No entanto antes de cair no chão devido ao ferimento do tiro, Selena disse que Yolanda tinha atirado nela e disse também em qual quarto a discussão havia ocorrido. Selena foi imediatamente levada à hospital, onde faleceu à 1:05pm de hemorragia com apenas 23 anos de idade.

Em outubro de 1995, um júri em Houston, Texas condenou Yolanda à prisão perpétua por assassinato em primeiro grau com a possibilidade de cumprir o restante da pena em regime aberto após 30 anos.
15 anos após sua morte Selena permanece sendo a Rainha do Tex Mex, por seu talento e herança musical. Ela será homenageada com o lançamento de um box com suas grandes canções nesse ano de 2010. Dentro do cenário da música Tejana, que sempre foi extritamente masculino, nenhuma outra cantora teve a projeção que Selena teve. Nem antes, nem depois.

Foi uma morte que abalou a indústria da música latina. Um funeral especial foi realizado no Los Angeles Colliseum onde ela iria dar um concerto. Menos de um mês depois, o governador do Texas George W. Bush declarou 16 de abril, "Dia de Selena", em sua honra. Dreaming of You, seu último álbum, foi lançado postumamente no início do verão. Tornou-se o primeiro álbum Tejano a alcançar o número um na América e ganhou disco duplo de platina no final daquele ano.














Se você quer saber mais sobre essa Grande Cantora visite esse Blog: http://biografiaselena.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB