sábado, 21 de julho de 2012

Origem Depilação

Bom dia meninas!

Hoje venho trazer alguns cuidados que devemos tomar antes e depois da depilação. Mais antes vamos saber a origem da depilação.
O costume de se depilar já vem desde da Grécia 2000 A.C as mulheres gregas tinham o costumes de arrancar os pelos com as mãos ou queimavam com cinzas quentes sobre a pele.
Realmente minha minhas amigas as mulheres já sofriam muito em nome da beleza naquela época.
Mais a dor era tão grande que as sacerdotisas de Greta tomava um líquido muito forte, tipo para entorpecer o corpo. Podemos dizer que era uma anestesia para poder as mulheres aguentar a dor.
Meninas adivinha não era só as mulheres que se depilavam não a história diz que por volta de 1500 A.C os Homens retiravam os pelos com um depilador feito de sangue de vários animais, gordura de hipopótamo, Carcaça de tartaruga e várias outras coisas.
O primeiro instrumento que as mulheres gregas usava para se depilar se chama Estrigil, esse instrumento foi adaptador por mulheres romanas, era uma espécie de uma varinhas com 16 a 30 centímetros e com a ponta curva. As mulheres passavam no corpo um óleo a base de vegetal, cinzas e argila e com isso ia raspando a pele com o estrigil.


ESTRIGIL. objeto usado para remover os pelos.


Cultura Muçulmana

As mulheres dessa cultura já usavam outra forma elas usavam um xarope espesso, composto de açúcar e sumo de limão, que, diziam, ajudava a extrair os pelos.

Cultura Egípcia 


por seu turno, os primeiros a utilizar o extracto de sândalo, a argila e a cera de abelhas, ingredientes que dariam origem à depilação com cera tão em voga entre nós.



''Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pêlos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente.''


Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pelos através de decomposição química surgiu na Antiguidade. Na realidade, durante séculos seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas.

É no século XX, porém, que a depilação se torna uma questão de higiene, bom gosto e elegância.
Nos anos 20 e 30, a depilação era apenas feita nas pernas, enquanto a zona púbica não era delineada, nem tão pouco as axilas. No início da segunda metade do século, a depilação das axilas é a grande conquista, generalizando-se a prática da depilação. Apenas as mulheres naturistas mantém tudo... ao natural. Finalmente, nas duas últimas décadas, a adesão passa a ser total, sendo a depilação feita nas pernas, axilas, braços e, por vezes, na região púbica de mulheres e também de homens
.

2 comentários:

NAPPesquisa disse...

Olá Wanderléa! Estou fazendo uma pesquisa sobre a origem da depilação. Gostaria de saber qual a fonte dessas informações? Algum livro? Site?

Obrigada.

quinta-feira, junho 05, 2014 11:05:00 PM
sonhos e aventuras de amor disse...

Obrigado por me visitar NAPPesquisa não lembro onde eu pesquisei mais lembro que foi em site do ramo de depilação, você me fez lembrar que é sempre bom colocar a fonte, pois você não é a primeira que precisa desse tipo de informação.

sexta-feira, junho 20, 2014 5:10:00 PM

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo comentario
Um grande beijo!
Wanderléa Diógenes

 

©2011O Mundo da Léa | by TNB